quarta-feira, 13 de junho de 2012

JOGOS PEDAGÓGICOS


JOGOS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS





 



OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética
  
 PARA QUEM?   Alunos surdos

MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Cola branca; Tesoura; Xerox do alfabeto em LIBRAS; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd.

COMO FAZER: Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.







OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética; Escrita de palavras.

PARA QUEM?   Alunos com paralisia cerebral

MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Tesoura; Xerox das letras do alfabeto; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd, fita adesiva transparente.
  
COMO FAZER: Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.



 
03 - ALFABETO MÓVEL EM LIBRAS


 

OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética; Escrita de palavras.

PARA QUEM?   Alunos SURDOS

MATERIAIS: EVA; Tesoura; Xerox das letras do alfabeto; cola; Régua; fita adesiva transparente.

COMO FAZER: Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.




04 - PRANCHA DO CORPO HUMANO


 
OBJETIVOS:  Identificar as partes do corpo humano;

PARA QUEM?   Alunos SURDOS; alunos com deficiência intelectual; alunos com Paralisia cerebral.

MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; gravura de corpo humano; nomes das partes do corpo; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; velcro.

COMO FAZER: Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.


05 - CONTANDO PÉTALAS



OBJETIVOS:  Identificar e relacionar numerais e quantidade;
  
 PARA QUEM?   Alunos SURDOS; alunos com deficiência intelectual;

MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; EVA; Fita adesiva; Marcador para retroprojetor; Tampinhas de PET; Papel ofício.


COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as flores em EVA, contornar com o marcador de retroprojetor, colar na prancha. Colar numerais nas tampinhas relacionados ao número de pétalas.


06 - TRILHA DA MATEMÁTICA




OBJETIVOS: Realizar cálculos envolvendo adição e subtração.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual;

MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício; Barbante; Dado


COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com adição e subtração, colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.


07 -DEDO NO GATILHO




OBJETIVOS: Identificar e reconhecer os numerais.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Alunos surdos; Alunos com baixa visão e deficiências múltiplas.

MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício colorido; Barbante;

COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com numerais, colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.


08 - CAIXA DA LEITURA




 OBJETIVOS: Estimular o desenvolvimento do processo de leitura.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual.

MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; EVA; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Fichas com palavras; Papel ofício; Cartolina; Cola de silicone; Fita adesiva dupla face.


COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA, recortar as fichas com palavras e plastificar.



09 - JOGO DAS QUANTDADES



OBJETIVOS: Relacionar numerais com quantidade.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.

MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números; Cartolina; Cola de silicone; Fita adesiva dupla face; fundos de garrafa de água mineral; tampinhas de garrafa; palitos de picolé.


COMO FAZER: Forrar a prancha de papelão, dividir os espaços com durex colorido, colar os fundos de garrafas de água mineral, fixar as tampinhas com cola, colar os números no papelão e palitos de picolé.



10 - JOGO DA ADIÇÃO



OBJETIVOS: Realizar adição utilizando material concreto.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.

MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números e sinais; Cola de silicone; garrafa PET; tampinhas de garrafa, velcro.


COMO FAZER: Forrar a prancha de papelão, colar os fundos de garrafa PET, fixas os pedaços de velcro onde serão fixados números móveis.



11 - ENCAIXE A PALAVRA




OBJETIVOS: Relacionar imagens com a escrita.

PARA QUEM?   Alunos surdos.

MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Cola de silicone; botão; elástico; EVA; fichas com gravuras/palavras/sinais em Libras; envelopes de cartolina.


 COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; colocar botão e elástico na tampa; fazer envelopes de cartolina; organizar fichas de encaixe contendo gravura/ sinal em Libras/palavra.


12 -RELACIONANDO NUMERAIS E QUANTIDADES



OBJETIVOS: Relacionar numerais a quantidades.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.

MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; EVA; fichas com numerais e quantidades.

COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; organizar fichas com numerais e quantidade coladas em papelão e plastificadas. O aluno ao sortear a ficha, representa o numeral se sortear quantidade ou representa quantidade se sortear o numeral.



13 -SEQUÊNCIA NUMÉRICA




OBJETIVOSIdentificar os números e organizar a sequência numérica.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; deficiências múltiplas.

MATERIAIS: placa de papelão;Tesoura; plástico adesivo transparente; EVA; fichas com numerais.

COMO FAZER: Forrar a placa de papelão com plástico colorido e colar as casinhas de EVA colorida, colando um pedaço de folha imantada no meio de cada casa; organizar fichas com numerais e colar em papelão com pedaços de folha imantada no verso e plastifica-los. O aluno sorteia a ficha, representando o número e colará na sequência correta se errar passará a vez ao colega. 




14- JOGO LÓGICO






OBJETIVOS: Desenvolver o raciocínio lógico.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; deficiências múltiplas.

MATERIAIS: caixa de sapato; Tesoura;  EVA colorido e 03 dados.

COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com plástico colorido. recortar figuras geométricas em 6 cores diferentes, 6 peças de cada cor e forma. Forrar os dados, em 1 dado colocar as figuras geométricas todas pretas, em outro quadrados com as 6 cores das figuras geométricas e outro os numerais de 1 a 6.

Sugestão: Jogar os três dados de uma vez e separar por comandos sorteados,no caso da foto - 4 triângulos vermelhos.


15- LAÇA PALAVRAS







OBJETIVOS: Formar palavras laçando as sílabas.

PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; deficiências múltiplas.

MATERIAIS: placa de papelão; Tesoura;  plástico colorido, tampinhas de garrafa, lã, EVA, sílabas, cola de silicone ou cola quente.

COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com plástico colorido, colar tampinhas de garrafa, colar as sílabas e fixar três círculos de EVA com lã para laçar as sílabas e formar as palavras.

4 comentários:

  1. preciso do passo a passo da prancha de encaixe ,com1 base e 3 pinos para trabalhar com educaçao infantil

    ResponderExcluir
  2. MATERIAL ÓTIMO!
    Vou trabalhar com os alunos do 2ºano que tem dificuldades de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei todos os jogos que vi aqui.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir