JOGOS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
OBJETIVOS:
Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem
alfabética
PARA QUEM?
Alunos surdos
MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Cola branca; Tesoura; Xerox do
alfabeto em LIBRAS; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd.
COMO
FAZER:
Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e
quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua
e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as
letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.
OBJETIVOS:
Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem
alfabética; Escrita de palavras.
PARA QUEM?
Alunos com paralisia
cerebral
MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Tesoura; Xerox das letras do
alfabeto; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd, fita adesiva
transparente.
COMO
FAZER:
Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e
quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua
e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as
letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.
03 - ALFABETO MÓVEL EM LIBRAS
OBJETIVOS:
Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem
alfabética; Escrita de palavras.
PARA QUEM?
Alunos SURDOS
MATERIAIS: EVA; Tesoura; Xerox das letras do alfabeto; cola; Régua; fita
adesiva transparente.
COMO
FAZER:
Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de
letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.
04 - PRANCHA DO CORPO HUMANO
OBJETIVOS:
Identificar as partes do corpo humano;
PARA QUEM?
Alunos SURDOS; alunos com
deficiência intelectual; alunos com Paralisia cerebral.
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; gravura de corpo humano; nomes das
partes do corpo; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente;
velcro.
COMO
FAZER:
Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de
letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.
05 - CONTANDO PÉTALAS
OBJETIVOS:
Identificar e relacionar numerais e quantidade;
PARA QUEM?
Alunos SURDOS; alunos com
deficiência intelectual;
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico
adesivo transparente; EVA; Fita adesiva; Marcador para retroprojetor; Tampinhas
de PET; Papel ofício.
COMO
FAZER:
Plastificar a prancha de papelão, recortar as flores em EVA,
contornar com o marcador de retroprojetor, colar na prancha. Colar numerais nas
tampinhas relacionados ao número de pétalas.
06 - TRILHA DA MATEMÁTICA
OBJETIVOS: Realizar cálculos envolvendo adição e subtração.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência intelectual;
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico
adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício; Barbante;
Dado
COMO
FAZER:
Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com adição e
subtração, colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.
07 -DEDO NO GATILHO
OBJETIVOS: Identificar e reconhecer os numerais.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual; Alunos surdos; Alunos com baixa visão e deficiências múltiplas.
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico
adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício colorido;
Barbante;
COMO
FAZER:
Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com numerais,
colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.
08 - CAIXA DA LEITURA
OBJETIVOS: Estimular o desenvolvimento do processo de leitura.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; EVA; plástico adesivo transparente; Fita
adesiva; Fichas com palavras; Papel ofício; Cartolina; Cola de silicone; Fita
adesiva dupla face.
COMO
FAZER:
Forrar a caixa de papelão com EVA, recortar as fichas com palavras e
plastificar.
09 - JOGO DAS QUANTDADES
OBJETIVOS: Relacionar numerais com quantidade.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico
adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números; Cartolina; Cola de
silicone; Fita adesiva dupla face; fundos de garrafa de água mineral; tampinhas
de garrafa; palitos de picolé.
COMO
FAZER:
Forrar a prancha de papelão, dividir os espaços com durex colorido,
colar os fundos de garrafas de água mineral, fixar as tampinhas com cola, colar
os números no papelão e palitos de picolé.
10 - JOGO DA ADIÇÃO
OBJETIVOS: Realizar adição utilizando material concreto.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico
adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números e sinais; Cola de
silicone; garrafa PET; tampinhas de garrafa, velcro.
COMO
FAZER:
Forrar a prancha de papelão, colar os fundos de garrafa PET, fixas
os pedaços de velcro onde serão fixados números móveis.
11 - ENCAIXE A PALAVRA
OBJETIVOS: Relacionar imagens com a escrita.
PARA QUEM?
Alunos surdos.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Cola de
silicone; botão; elástico; EVA; fichas com gravuras/palavras/sinais em Libras;
envelopes de cartolina.
COMO
FAZER:
Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; colocar botão
e elástico na tampa; fazer envelopes de cartolina; organizar fichas de encaixe contendo
gravura/ sinal em Libras/palavra.
12 -RELACIONANDO NUMERAIS E QUANTIDADES
OBJETIVOS: Relacionar numerais a quantidades.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; EVA;
fichas com numerais e quantidades.
COMO
FAZER:
Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; organizar
fichas com numerais e quantidade coladas em papelão e plastificadas. O aluno ao
sortear a ficha, representa o numeral se sortear quantidade ou representa
quantidade se sortear o numeral.
13 -SEQUÊNCIA NUMÉRICA
OBJETIVOS: Identificar os números e organizar a sequência numérica.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual; Baixa visão; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: placa de papelão;Tesoura; plástico adesivo transparente; EVA;
fichas com numerais.
COMO
FAZER:
Forrar a placa de papelão com plástico colorido e colar as casinhas de EVA colorida, colando um pedaço de folha imantada no meio de cada casa; organizar
fichas com numerais e colar em papelão com pedaços de folha imantada no verso e plastifica-los. O aluno
sorteia a ficha, representando o número e colará na sequência correta se errar passará a vez ao colega.
OBJETIVOS: Desenvolver o raciocínio lógico.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual; Baixa visão; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: caixa de sapato; Tesoura; EVA colorido e 03 dados.
COMO
FAZER:
Forrar
a caixa de papelão com plástico colorido. recortar figuras geométricas em 6 cores diferentes, 6 peças de cada cor e forma. Forrar os dados, em 1 dado colocar as figuras geométricas todas pretas, em outro quadrados com as 6 cores das figuras geométricas e outro os numerais de 1 a 6.
Sugestão: Jogar os três dados de uma vez e separar por comandos sorteados,no caso da foto - 4 triângulos vermelhos.
15- LAÇA PALAVRAS
OBJETIVOS: Formar palavras laçando as sílabas.
PARA QUEM?
Alunos com deficiência
intelectual; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: placa de papelão; Tesoura; plástico colorido, tampinhas de garrafa, lã, EVA, sílabas, cola de silicone ou cola quente.
COMO
FAZER:
Forrar
a caixa de papelão com plástico colorido, colar tampinhas de garrafa, colar as sílabas e fixar três círculos de EVA com lã para laçar as sílabas e formar as palavras.
preciso do passo a passo da prancha de encaixe ,com1 base e 3 pinos para trabalhar com educaçao infantil
ResponderExcluirMaterial muito bom
ResponderExcluirMATERIAL ÓTIMO!
ResponderExcluirVou trabalhar com os alunos do 2ºano que tem dificuldades de aprendizagem.
Adorei todos os jogos que vi aqui.
ResponderExcluirParabéns!!
Conteúdo otimo
ResponderExcluirGostaria de saber como fixar o velcro em eva e plastico para não descolar com o uso?
ResponderExcluirMuito funcional pra todas crianças vou colocar em prática
ResponderExcluir